12 de janeiro de 2010

Miep Gies


Miep Gies, a mulher que ajudou Anne Frank a se esconder durante a ocupação nazista na Holanda e salvou seu famoso diário, morreu nesta segunda-feira aos 100 anos, anunciou seu site pessoal.Junto ao marido e a outros colaboradores, Gies manteve em segredo o esconderijo da família Frank, situado em um pequeno compartimento na parte da frente do local de sua empresa, no número 263 da Prinsengracht, em um dos canais de Amsterdã.

Durante dois anos, o casal Gies assegurou que a família judia "era abastecida com comida e outros móveis e utensílios essenciais, pondo as próprias vidas em risco", segundo relato dos fatos do Museu Anne Frank, divulgado pelo site de notícias "Rádio Netherlands".

O refúgio dos Frank foi descoberto em junho de 1942 pelas tropas alemãs nazistas da SS.

Após um curto período em um centro de detenção de Amsterdã e em um campo de concentração holandês para judeus, a família Frank e outras duas famílias que se escondiam com eles foram transferidas nos últimos trens que partiram rumo ao campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, semanas antes da libertação da Holanda pelas tropas aliadas.
Edith, a mãe, morreu de inanição em 6 de janeiro de 1945 e Margot e Anne em consequência de uma epidemia de tifos em Bergen-Belsen (norte da Alemanha), entre o final de fevereiro e início de março do mesmo ano.
Apenas o pai, Otto Frank, conseguiu sobreviver e em dezembro de 1944 retornou a Amsterdã, onde Miep Gies e Bep Voskuijl lhe entregaram o diário de Anne.

Desde que Otto Frank decidiu publicá-lo em 1947, o diário foi traduzido para várias línguas e foram vendidas dezenas de milhões de exemplares.


Eis aí um anjo sem asas. Li em algum lugar, que eles estão por toda a parte. São nossos amigos, familiares...pessoas que não nos conhecem mas que em determinado momento nos auxiliam com pequenos gestos, nos estendem a mão quando precisamos. Estas pessoas são o que ainda dão sentido a este mundo...que suas sementes continuem germinando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário