12 de setembro de 2010

DECORE, DECORE...Novidade nas paredes

As paredes estão sem graça? As opções mostradas nessa reportagem são fáceis de serem instaladas e garantem efeitos maravilhosos. Você pode usá-las em áreas internas ou externas e contar com a ajuda de serralheiros ou marceneiros, em alguns casos, para garantir um acabamento seguro e caprichado. Agora, se você é do partido do faça você mesmo, aproveite a dica de pintura em faixas e combine suas cores preferidas. Para manter as paredes decoradas sempre bonitas, lance mão de um pano seco e espanador. Uma outra idéia bacana e bem divertida é colar discos coloridos de PVC.

Nesta cozinha gourmet, a arquiteta paulista Teresa Simões apostou num material que remete à natureza para compor a divisória. Ela tirou proveito da transparência da peça, iluminando-a com lâmpadas halógenas instaladas no piso.
O que é: painel de ecorresina 3Form (Hunter Douglas) com 40% de matéria-prima reaproveitada. Da linha Varia Organics, o padrão Seaweed traz folhas naturais entre as duas camadas de resina. Cada placa de 1,22 x 2,44 m vale R$ 2 477 (4,8 mm de espessura), na Luri Decorações.
Onde usar: como recebe a proteção de verniz, este painel pode dividir espaços internos ou externos e servir inclusive de porta. Instalação: é fixado por marceneiros ou serralheiros com perfis metálicos, garras, cabo de aço ou espaçadores metálicos – recurso adotado nesta cozinha.
Limpeza: pano umedecido ou limpa-vidros. Evite abrasivos e água sanitária.

___________________________________________________________________________________


A arquiteta paulista Evelin Sayar valorizou a lavanderia com uma opção reluzente e fácil de limpar, que faz jus ao tanque de Corian (DuPont), executado pela Siligram.
O que é: laminado de alta pressão (Formica). Traz uma película de alumínio protegido contra agentes químicos e oxidação. Da linha AD 308, padrão ouro com acabamento aço escovado. A chapa de 1,25 x 3,08 m custa R$ 420.
Onde usar: paredes de áreas internas. Há espessura indicada para cobrir gesso acartonado (1 mm), alvenaria (1,3 mm) e móveis (0,8 mm). Não é recomendado para lugares como bancadas, pois pode riscar no dia-a-dia. Instalação: a superfície deve estar limpa e seca. Retira-se a camada protetora da chapa só no fim da aplicação.
Limpeza: pano com água ou álcool e detergente neutro para laminados. Evite abrasivos.




__________________________________________________________________________________


Este painel de marcenaria imita as dobraduras de papel (origâmi). Ele foi bolado pela designer de interiores Paola Ribeiro, do Rio de Janeiro.
O que é: painel de MDF laqueado com 2 cm de espessura. Com a ajuda de uma máquina, a Marcenaria Visoma executou o corte em ziguezague.
Onde usar: em ambientes internos. A sugestão de Paola é restringi-lo a uma só parede do cômodo para não ficar excessivo. Instalação: ele é encaixado num estrado de MDF preso à parede.
Limpeza: pano úmido no sentido horizontal, seguido por pano seco na mesma direção. Não usar abrasivos nem ácidos.





___________________________________________________________________________________


4. As obras do arquiteto japonês Shiguero Bam, feitas com sobras de bobinas de papelão, inspiraram a escolha da arquiteta paulista Juliana Traldi para revestir esta sala.
O que é: tubo de papelão (6 cm de diâmetro e 1,40 m de altura) usado nas tecelagens para enrolar tecidos. Aqui, Juliana previu duas peças para cobrir a altura da parede.
Onde usar: reveste qualquer parede interna que não tenha contato com água. A arquiteta sugere evitar a aplicação em áreas quentes, pois o papel pode empenar. Instalação: os rolos foram fixados um de cada vez sobre parede de drywall. Esse serviço, executado por um carpinteiro, requer cola de contato e pregos, usados somente na colocação da primeira peça.
Limpeza: espanador e pano seco.






___________________________________________________________________________________


Listras multicoloridas estão em alta. A designer de interiores Karina Arruda, de São Paulo, aproveitou sobras de tinta para realçar a parede da sala.
O que é: tinta látex PVA, acrílico e esmalte (Tintas Coral). As larguras das listras são aleatórias e variam de 5 a 30 cm.
Onde usar:em ambientes que tenham uma base neutra, como o piso de pedra são tomé. Aplicação: riscada a lápis e perpendicular ao piso, a primeira faixa deve ser marcada em cinco pontos. Assim, uma ponta não ficará mais estreita do que a outra. Em seguida, é a vez de traçar as demais listras e definir seus limites com fita crepe – uma sim e outra não. Em cada cor, foram aplicadas três demãos de tinta.
Limpeza: pano umedecido e sabão neutro.





___________________________________________________________________________________


O desafio de criar um quarto aconchegante e descolado fez a designer de interiores Marisa Garcia, de São Paulo, trabalhar com uma dupla de materiais: tecido e marcenaria laqueada. Ela destacou os círculos com um jogo de luz produzido por lâmpadas fluorescentes.
O que é: painel de madeira acolchoado com espuma e seda prata (feito pela Alamanda Decorações) até 1,20 m do chão. Na parte de cima, painel de MDF laqueado com círculos cortados a laser e molduras marcadas com essa mesma ferramenta (execução da R&C).
Onde usar: os dois painéis foram executados individualmente e só podem ficar em áreas internas. Instalação: ambos têm 18 mm e foram fixados com ferragens especiais num quadro de madeira (tipo estrado de cama) preso à parede. O trecho acolchoado se mantém a 20 cm da parede, já o laqueado está à distância de 15 cm.
Limpeza: pano levemente úmido. Evite alvejantes e produtos químicos.
Fonte: http://casa.abril.com.br/

10!! 10!! 10!!! AMEI. AGORA É SÓ POR EM PRÁTICA. MAS ANTES DE ACABAR O POST VOU CONFESSAR QUE FIZ UMA PROEZA EM UMA DAS PAREDES DA MINHA CASA: SUBSTITUI O PAPEL DE PAREDE TRADICIONAL POR UM TECIDO COM UMA ESTAMPA BEM LEGAL. MAS ESTE JÁ É ASSUNTO PRA OUTRO POST...rsrsrs bjins

Nenhum comentário:

Postar um comentário