16 de agosto de 2012

Opinião- O Inverno das Fadas de Carolina Munhóz


Tenho passado muito tempo a ler, um de meus passatempos( e rouba tempos) favoritos. Acabei agorinha de ler O Inverno das Fadas da Carolina Munhóz. Comecei ele na terça a noite, poderia ter acabado ontem a noite se não estivesse tão cansada, mas comecei a sentir meus olhos fecharem algumas vezes e vi que poderia perder alguns detalhes. Acabei deixando as últimas páginas para finalizar nesta manhã. Quis a aproveitar que as memórias e as sensações estão fresquinhas para comentar. Gosto de vários gêneros, incluindo fantasy. Aliás tenho 4 outros livros estão na minha estante esperando uma brecha para entrar para a lista dos lidos: O último do crhistopher paolini, herança e as crônicas de gelo e fogo de George R R Martin, q ainda me falta o livro 4. Estou ansiosa para Lê-los, mas... tudo a seu tempo.
Voltando ao inverno das fadas, sei que muitas pessoas vão discordar, mas não gostei. Esperava mais, muito mais. A história poderia ter sido boa, mas não me tocou quase nada. Na minha opinião ela usou alguns termos que confundiram a estória que a mim me parece um romance sobre natural, com algo bem infantil. Varinha de condão??? ah não!! A autora passa uma boa parte do livro caminhando nesta linha, parece não saber se ao escrever queria uma estória para jovens e adultos ou para crianças.
Não, ele não é de um todo ruim, longe disso, ele tem seus encantos. As cenas de romance e sexo são descritos de uma forma muito bonita e inteligente, nada agressivo e vulgar. Ela cita muitos escritores famosos durante o texto como Tolkien, Rowling, Martin entre outros. E se não estou delirando senti uma certa semelhança entre Mickey,  um dos personagens que serviram de caça para Sophia,  com o Michael  J.??
Mas o que mais me deixou frustrada foi o final, em um momento o personagem de William está no portal, rompendo as barreiras da magia e chamando por Sophia e noutro já estão um nos braços do outro? Como assim? E o que aconteceu com toda a história dela matá-lo? Aliás pensei que de alguma forma ela apresentaria um solução para isto. Porém ela passou batido pelo que durante o livro inteiro os manteve, de certa forma, "separados".
Mas vamos ao que interessa. A trama se passa na Inglaterra e no Reino das Fadas (Fairyland) nos dias atuais, e conta a história de Sophia Coldheart que é uma Leanan Sídhe, uma fada amante, considerada musa para humanos talentosos. Ela é capaz de seduzir e inspirar artistas a terem enorme sucesso, porém condenando-lhes a uma vida curta. A fada concede inspiração para o artista executar grandes obras, alimentando-se da emoção emanada por ele. Quando o artista atinge o tão sonhado sucesso, ele acaba morrendo, e na maioria das vezes, tirando a própria vida.

Na minha opinião entre 5 estrelas eu lhe daria 2 e meia.  Acho que ela escreve bem, porém a estória não me cativou em muitos detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário