10 de maio de 2010

Mitos e verdades dos conselhos de mãe

Então, neste fim de semana veio no caderno donna da zero hora um texto sobre mitos e verdades sobre aqueeeles conselhos que as mães davam...ainda dão, rsrsrs. Adoreii então vou postar para compartilhar com as pessoas que passam por aqui.

1 :: Clássicos irrefutáveis

Esses dispensam explicações ou comentários. Mãe que é mãe não abre mão de lançar insistentemente pelo menos um desses conselhos. Todos importantes e todos a serem seguidos:

- Leve um agasalho!

- Juízo, hein?

- Não converse com estranhos! (Antes na rua, agora na internet...)

- Nunca dê o endereço de casa para ninguém por telefone.

- Não acredite se um desconhecido lhe buscar na escola dizendo que veio a pedido de seus pais.

- Não pode dizer que não gosta sem experimentar.

- Ligue quando chegar.

2 :: Tragédia à vista

Sob a forte ameaça de um trágico castigo, não há filho que desobedeça essas ordens. Como sempre, podem nem saber o porquê, mas seguem à risca pelo menos até questionarem o primeiro médico sobre a veracidade dessas advertências.

- Não leia no escuro para não estragar as vistas.
Mito
Pode gerar cansaço e dor de cabeça, como explica Flavio Antônio Romani, chefe do Serviço de Oftalmologia do Hospital da PUCRS, mas nada que comprometa a visão:
– Não é assim, não. Com o repouso, volta tudo ao normal.

- Não revire os olhos. Se bater um vento, vai ficar vesgo.(oh...como ouvi esta...rsrs)
Mito
Estrabismo surge quando há predisposição genética e pode ser desencadeado por uma febre ou infecção, mas nunca apenas por um golpe de vento durante uma brincadeira.
– Não há nenhuma razão científica. Ninguém fica estrábico por movimentar o olho de um lado para o outro, muito menos se bater vento. O estrabismo pode surgir repentinamente, mas apenas em pessoas com predisposição familiar – explica Romani.

- Não pise no chão gelado depois de tomar banho porque entorta a boca.
Mito

Não há relação entre "molhar o pé" e "entortar a boca", como diz o pediatra José Paulo Ferreira. O que existe, explica ele, é a nevralgia do trigêmeo, uma infecção viral que ocasiona irritação e a consequente contração do nervo, podendo deixar a boca torta.

3 :: Medicina materna

É um desafio descobrir a origem desses conselhos nos lares Brasil afora. Mas o fato é que há uma lista de advertências sobre o que pode fazer mal à saúde, repetidas ao longo de gerações. No entanto, a maioria das crendices populares é mito, mas nada que, se for seguido, significaria perigo à vida da prole. Na dúvida...

Perigos alimentares:

- Não pode engolir chiclete.( kkkkkkkkkkk eu era um avestruz, chiclete era um detalhe.kkkkkkk)
Mito
A ideia, como lembra o pediatra José Paulo Ferreira, era que chiclete "trancava nas tripas". Médicos garantem que nada acontece, afinal, o chiclete é uma goma sintética e vai desaparecer pelas vias naturais assim como qualquer outra comida.

- Não misture leite com melancia ou manga.(Classicooo!!)
Mito

Era sempre um pavor imaginar essa mistura. Mas é apenas folclore, garantem os médicos.

- Não coma bolo quente porque pode dar dor de barriga.
Mito
Bolo quente é bom e não dá nada. Esse bordão pode ter surgido em famílias grandes como forma de amedrontar as crianças que queriam beliscar a comida antes da hora. A ordem era: espere todos sentarem à mesa e então comece a comer.

- Não pode mergulhar nem tomar banho depois de comer. Pode dar congestão.( e não é q no fundoela tinha razão...)
Faz sentido, mas com ressalvas.
Neste caso, há lógica para quem abusou da bebida alcóolica e da comida. Quando essa mistura cai no estômago, a digestão fica mais difícil e o sangue se concentra no aparelho digestivo. Então, se a pessoa entra na água gelada, como explicam os médicos, o sangue vai para a periferia da pele para aquecer a pele. E aí, já viu... a digestão fica mais difícil ainda.

Doença à vista:

- Não pise no chão gelado porque pega friagem
- Não durma com o cabelo molhado porque pode ficar gripado.

Verdade, mas com ressalvas.
Há um pouco de razão neste conselho. Ao pisar descalço no chão, há uma mudança na temperatura corporal. Com isso, a criança fica mais suscetível a quadros virais e a desencadear um quadro alérgico. O mesmo ocorre quando alguém dorme com o cabelo molhado:
– A cama, a camiseta, o cabelo ficam úmidos, e essa umidade esfria. Mas não é porque dormiu com o cabelo molhado que automaticamente vai pegar gripe – diz Ferreira.
E o pediatra ainda brinca:
– Não pode nem fazer muita propaganda de que isso não é tão mito, senão as pessoas vão parar de tomar banho de noite.

Ranking dos conselhos


4 :: De olho no céu

Quem nunca se assustou com um trovão? Ou ficou observando, amedrontado ou maravilhado, um céu iluminado pelos relâmpagos? Tão admirados e tão temidos, os raios originaram os conselhos a seguir que, apesar de exagerados, têm lógica. Um verdadeiro e o outro baseado numa crendice.

- Não fale ao telefone se estiver relampeando.
Verdade, mas com ressalvas.


Pode ser perigoso, sim, porque uma eventual descarga elétrica na rede pode seguir pelo fio até o telefone, e quem o estiver segurando pode levar choque. Com a palavra, o professor do Instituto de Física da UFRGS Fernando Lang:
– O alerta vale se o telefone estiver ligado à rede, não para aqueles sem fio ou celulares. Em tempestades, é comum equipamentos elétricos queimarem em função dessas descargas elétricas que vêm pela rede, quando um raio atinge um poste de rede elétrica ou telefônica. A descarga acompanha o fio. É um evento raro, mas não é impossível. Isso serve para qualquer outro aparelho eletrodoméstico, não só o telefone.

- Não pode ficar na frente do espelho em dia de tempestade. ( minha mãe falava tanto que eu tinha muiiito medo hahaha)
Mito

Não tem absolutamente nada a ver, mas Lang observa que é compreensível a lógica deste mito.
– Vem da história de que metal atrai raio, e o espelho, atrás do vidro, tem uma lâmina de aço. Isso não é verdade. O para-raio pode funcionar como atrator de raio, porque são ponteiras metálicas em cima dos prédios, mas não o espelho. É crendice popular.

5 :: As meninas e a menstruação

A primeira menstruação sinaliza: a menina está virando mulher. Mas não é só isso. Também é a senha para as mães repetirem vezes sem conta os conselhos anticólica.

- Se pisar no chão gelado, pode ter cólica.
Verdade, mas com ressalvas
Apesar de inúmeras meninas e mulheres garantirem que essa faz sentido, o pediatra José Paulo Ferreira e a ginecologista Liliane Diefenthaler Herter afirmam que essa relação é infundada. Está relacionada, no entanto, à imunidade da paciente, já que pisar no chão gelado baixa a temperatura corporal. Assim, pode piorar algum sintoma já existente, como a cólica menstrual.
– Isso só é válido para pacientes mais suscetíveis, não para todas – atenta Liliane.
Mas o contrário funciona. Colocar bolsa de água quente na barriga alivia, sim, os sintomas da cólica, porque relaxa a musculatura.

- Não lave o cabelo se estiver menstruada.( kkkkkkkkk ainda bem que não dei ouvidos...)
Mito.

Vale o depoimento de Ferreira:
– Antigamente, a coitada da mulher ficava sem lavar o cabelo quando estava menstruada e até por 40 dias depois de dar à luz um bebê. Diziam que ia dar um treco.
Esse hábito surgiu numa época em que a menstruação era vista como uma doença e quando o puerpério, período em que a mulher ficava resguardada após o parto, era encarado como uma quarentena em que as mães ficavam até sem tomar banho, como relata Ferreira:
– Até hoje as mulheres dizem "Doutor, não tomei banho, não saí de casa, não peguei luz". Eu digo que se ficar em casa pega até mofo.

Entre outras coisas, que estavam lá eu escolhi apenas este trecho porque o texto é bem grande.
A matéria completa aqui.
bjins e até mais...
Ah! um Feliz dia das mães atrasado a todas as mães, em especial a minha. bjks mãeee te amoooo muitoo muitoo muitooooOOooOo. Obrigado por tudo mesmo!! sempreee!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário