24 de novembro de 2009

Chovendo ursos polares

Esse vídeo sensacional mostra o impacto da aviação no clima. Um simples avião dentro da Europa joga na atmosfera 400 quilos de gases responsáveis pelo efeito estufa para cada passageiro. É o peso de um urso polar, um dos animais mais afetados pelo derretimento dos polos provocados pelas mudanças climáticas.
O impacto da aviação é um problema porque não há consenso sobre qual país é responsável por um voo internacional. Se um avião da American Airlines sai do Brasil para o México, na conta de quem entram as emissões. Na do Brasil? Na do México? Ou na dos EUA, onde é sediada a empresa aérea? O Reino Unido, que tem metas ambiciosas fixadas em lei para redução nas emissões, é um dos principais hubs globais de aviação. E agora planeja ampliar o aeroporto de Heathrow, perto de Londres. Como o aumento na frequência de voos que fazem escala e conexão no país compromete a meta de reduzir as emissões? Essa é uma questão complicada.
Para piorar a situação, enquanto ninguém consegue reduzir as emissões da aviação, que só cresce com o movimento aéreo em franca expansão, o impacto das mudanças do clima vão afetar mais do que apenas ursos polares. As vítimas do derretimento dos polos seremos nós, humanos, quando o nível do mar subir e começar a afetar portos e cidades.(Alexandre Mansur)

Aquecimento global é algo que todos falamos, muitos contribuem(muitos mesmo! Tá...a grande maioria...) e nada fazemos para evitar. Já me perguntei várias vezes quando iremos nos dar conta do mal que estamos causando a nós mesmos? O que será preciso acontecer para que realmente caiamos na real e para que comecemos a nos dar conta do grande mal que estamos a fazer? Amanhã não haverá mais parques, não haverá mais nossas famosas pescarias, acampamentos. Praias? bom...pode ser, se nos agradar a tomar banho em algo parecido com o mar morto.(tá exagerei!!! ou nem tanto, rsrs) Mas é impressionante como gastamos os recursos do planeta sem o mínimo de noção, como se eles fossem infinitos. Este vídeo é um grão de areia no meio de tantas coisas que estão acontecendo com a vida aqui. Só escolhi postar ele porque achei interessante e porque acho que as vezes não temos noção das tantas coisas que fazem mal para o planeta e para nós.
Sim...temos que acompanhar o desenvolvimento, mas que tal começarmos a nos preocupar em colocar neste desenvolvimento o mínimo de sustentabilidade que seja, o mínimo de consciência com relação a vida? Se não a nossa, a de nossos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário